Clínica Dentária Alinea - Premium Oral Care
28
Jun 12

Um dos grandes desafios da ortodontia moderna é a redução do tempo de tratamento. Nos últimos 40 anos, o tempo médio de um tratamento ortodôntico foi reduzido em aproximadamente 25-30%, e o que antes demorava 30 meses, hoje faz-se em mais ou menos 24, grosseiramente falando. E onde iremos chegar? É evidente que há um limite, o limite dos nossos dentes suportarem pressões mais ou menos fortes, o que na nossa especialidade chamamos simplesmente de “força óptima”.

 

 

Nesta corrida contra o tempo e na busca incessante por um sorriso perfeito, ao preço mais baixo e de forma mais rápida, cria-se um espaço a oportunistas de todas as espécies, quer sejam profissionais da área, clínicas ou fabricantes de materias dentários, todos com um nível de honestidade condizente com um dos termos mais utilizados no meio comercial dos nossos dias: low cost. Pouquíssimas foram as vezes que fiquei satisfeito com algo “Low Cost” e recomendei para alguém – só me lembro da Easyjet. Fora esta, mais nada. Na área da saúde, tenham muito cuidado, pois normalmente o “low” do primeiro momento transforma-se em “high” muito rápido, na mesma velocidade que algumas clínicas e marcas de aparelhos prometem resolver os seus problemas de alinhamento dentário. Com a saúde não se brinca e o que é barato normalmente sai caro.

 

Para ilustrar, vejam o exemplo deste espertalhão, que obviamente não assina em lado algum, e publica mentiras nos quatro cantos do ecrã:

 

 

Razões para colocar um aparelho de brackets auto-ligantes

 

As principais vantagens são (prepare-se para ficar surpreendido):

 

• aparelho 50% mais rápido, sendo que a média de uso é de 18 meses – FALSO: se a média são 18 meses, significa que o tempo normal seriam 36 meses. Ora, sabe-se muito bem que não há nada hoje em dia que justifique um tratamento para além dos 30 meses, que é o tempo máximo. Na nossa clínica, temos vários casos terminados em 18 meses com brackets auto-ligáveis e também com brackets convencionais;

 

• provoca menos dor e desconforto no seu uso e habituação - FALSO: não há diferença para os tradicionais;

 

• muito menor manutenção, pode em alguns casos fazer ajustes de 3 em 3 meses – FALSO: nos EUA, independentemente do tipo de brackets, pesquisa comprovou que alguns poucos ortodontistas fazem ajustes de 8 em 8 semanas, mas nunca de 3 em 3 meses;

 

• 80% dos casos não implicam extração de dentes – FALSO: isto não é peculiar aos brackets autoligáveis, mas é a estatística geral;

 

• deixa de ter de usar expansores (para alargar maxilas) – FALSO: os expansores rápidos, tipo Hirax ou Haas, NUNCA devem ser utilizados
em adultos ou adolescentes com mais de 14 anos de idade (fim do crescimento);

 

• existe também com brackets transparentes – praticamente todos os tipos de brackets hoje em dia oferecem esta opção que, na verdade, não são transparentes, mas da cor do dente, em cerâmica.

 

Enfim, um bom ortodontista saberá tratar seus pacientes com praticamente qualquer tipo de aparelho. Daí a importância de consultar um profissional especializado, que saiba o que faz. Fuja de anúncios muito baratos, de promessas milagrosas e de quem só quer o seu dinheiro. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Cesar Kelly Pimentel às 14:51

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Bem Vindo (a)

Este é o blogue da Clínica Alinea – Premium Oral Care no Monte Estoril em Cascais. Aqui vamos conversar sobre Medicina Dentária moderna e soluções de saúde, de estética e de bem-estar, para uma superior qualidade de vida e auto-estima. Seja bem-vindo e acompanhe-nos por aqui, nesta tarefa de melhor o servir-mos.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO